O testamento é sabidamente uma ferramenta extremamente útil no planejamento patrimonial e sucessório. Ainda assim, é bastante comum nos depararmos com quem desconheça de todo o potencial e utilidade desse instrumento.
Além de possibilitar o testador a dividir a parte disponível de sua herança entre os herdeiros na porcentagem e forma desejada, permite também incluir terceiros que não seriam considerados na regra padrão a se beneficiarem da herança, como amigos próximos, parentes, funcionários, instituições de caridade, museus etc.
O instrumento pode servir também para definir especificamente quais bens cada herdeiro receberá ou definir qual(is) herdeiro(s) terá(ão) prioridade para escolher os bens que irão compor seu quinhão. A decisão em vida por parte do testador pode evitar, ou ao menos mitigar, futuras discussões e briga entre os familiares que frequentemente surgem nos eventos de sucessão.
É possível também incluir outras diversas disposições, conforme pertinente a cada caso, visando trazer proteção e conforto aos herdeiros em relação aos bens recebidos.
A equipe J Legal Team está à disposição para auxiliá-los com testamentos e demais ferramentas de planejamento patrimonial e sucessório.
Por Bruno Remedio
VOLTAR