Por Lavinia Junqueira e Cauê Rodrigues Amaral >
Início de ano é tempo de refletir e planejar.
Selecionamos alguns temas que entendemos estarão bastante em voga no ano de 2020 e que merecem a atenção das Instituições Financeiras e assemelhadas.
1 – Reforma Tributária: com a potencial tributação de dividendos e o incremento potencial dos tributos corporativos, requer rever modelos de negócios, eventuais benefícios fiscais e formas de remuneração.
2 – Volatilidade Cambial: a volatilidade cambial continuará ocasionando oscilação nas bases de PIS/COFINS, e por vezes poderá gerar prejuízos. Convém rever a base tributável de PIS e COFINS em geral e as despesas e receitas da atividade que podem ser deduzidas da base.
3 – Competitividade: com a tributação no mercado financeiro variando de 52,52% a 15%, e com regimes muitas vezes cumulativos de tributação, convém revisitar os modelos de negócios e as ofertas de produtos e serviços para ser competitivo nos mercados de crédito, parcerias comerciais, serviços de estruturação, colocação e distribuição, operações estruturadas, derivativos e até mesmo nas posições proprietárias.
4 – Alavancagem: com juros menores e mercado mais competitivo, convém revisitar a base de capital da instituição financeira, os critérios de alocação e consumo de capital, e otimizar o uso e as fontes de capital e liquidez disponíveis.
5 – Revisão de Bases: porque não aproveitar para rever de forma geral as bases de cálculo de IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IRRF, CIDE, IOF/Câmbio, PIS-Importação, COFINS-Importação, ISS-Importação, para garantir que os recolhimentos estão corretos e otimizados.
6 – Privacidade: a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados entra agora na reta final devendo ser perfeitamente implantada até agosto.
Com isso desejamos um excelente 2020, com muitos desafios superados com sucesso.
VOLTAR