Para Empresas

Fechamento do Trimestre: Análise de Resultados

Compartilhar:

Por Jonathan Mazon

 

Enquanto uma parte das empresas brasileiras vive um momento de resultados melhores do que o esperado, outros setores ainda sofrem os efeitos da pandemia nos negócios. Ao que tudo indica, as atividades de M&A seguem aquecidas no Brasil e a governança corporativa segue com um papel relevante nesse contexto.

1) Setores considerados essenciais vêm conseguindo mostrar maior resiliência: supermercadosproteínas, farmácias, setores de serviços (como telecomunicações), serviços públicos (como saneamento) e transmissoras de energia;

2) Setores mais afetados pelas regras de isolamento social: aviação , turismo, bares e restaurantes, shoppings e vestuário;

Notamos também que alguns setores ou subsetores mostraram desempenho forte, com destaque para o e-commerce e itens esportivos, possivelmente refletindo algumas mudanças de hábito e restrição de acesso à espaços públicos e academias.

Com os novos membros de seus órgãos de governança já integrados e concluídos os processos de revisão dos informes do CBGC e dos relatos integrados, ao se prepararem para a discussão de seus resultados intermediários, as empresas poderiam aproveitar o momento para fazer também uma avaliação e discussão quantitativa dos seus indicadores ESG mais relevantes. Abaixo estão alguns exemplos desenvolvidos pelo Fórum Econômico Mundial em cooperação com as quatro maiores firmas de auditoria do mundo e aplicáveis a todos os setores e tipos de negócio:

  • Ambientais: uso de recursos naturais, emissão de gases do efeito-estufa;
  • Sociais: diversidade, treinamento e qualificação, igualdade salarial;
  • Governança:
    • provisões e despesas ligadas a discussões judiciais, administrativas ou arbitrais (e.g., provisão para riscos processuais/faturamento);
    • combate à corrupção (e.g., percentual de colaboradores que recebeu treinamento sobre as políticas e procedimentos anticorrupção em cada unidade de negócios);
    • privacidade e gestão de dados (e.g., resultados de testes de conformidade com a LGPD e percentual de redução do número de desconformidades em relação à política de segurança da informação).

Além de estar alinhada com a crescente visibilidade dos aspectos ESG das organizações no mercado, essa reflexão é bastante salutar no momento extremamente dinâmico que vivemos em função da covid-19 e permite que a administração faça correções de curso importantes para se atingir os resultados desejados também nos aspectos mais importantes para a resiliência e a valorização do negócio.

Segundo dados do TTR , aconteceram 327 operações de M&A no Brasil durante o primeiro trimestre, com valor total de BRL 144,7bi. Embora a quantidade de operações tenha permanecido praticamente inalterada em comparação com o mesmo período de 2020, o seu valor total aumentou em 263%.

E, para estar preparado para essas discussões, uma boa governança é fundamental, tanto para a tomada de decisão, quanto para  elevar o poder de barganha na negociação.

O Junqueira Ie Advogados oferece soluções neste sentido e se coloca à disposição.

 

VOLTAR